Elevia
03/07/2024
Emissão de boletos recorrentes para clientes funciona?
Muitos empresários se perguntam se a emissão de boletos recorrentes para clientes funciona e se ela vale a pena a longo prazo como estratégia de organização do setor financeiro da sua empresa.
Muitos empresários se perguntam se a emissão de boletos recorrentes para clientes funciona e se ela vale a pena a longo prazo como estratégia de organização do setor financeiro da sua empresa. Isso porque existe ainda um certo receio de que o boleto emitido de maneira gratuita por meio de plataformas de cobranças recorrentes não seja tão seguro quanto os boletos oferecidos de forma paga pelos bancos e instituições financeiras grandes.
No texto de hoje, vamos explicar como funciona a emissão de boletos recorrentes, especialmente sem intervenção de um banco e sem a necessidade da conta pessoa jurídica, que costuma custar mais caro do que as contas pessoa física. Veja algumas informações que trouxemos sobre este assunto!
A emissão de boletos recorrentes para clientes funciona como?
Primeiro, precisamos entender o que é a emissão de boletos recorrentes para clientes, sejam eles Pessoas Físicas ou Pessoas Jurídicas. De forma bem simples e resumida, os boletos recorrentes são aqueles que você não precisa mensalmente inserir os dados dos seus clientes para enviar um boleto para eles. Basta um único cadastro com o número de telefone ou endereço de e-mail para ele receber a cobrança, número de parcelas e valor de cada uma delas e, pronto, o boleto recorrente será enviado na data programada sem que você precise fazer essa emissão a cada nova cobrança. Isso é especialmente vantajoso para aqueles empresários que possuem clientes fixos, como é o caso dos advogados, engenheiros, médicos, entre outros. Além de muito seguro, o boleto recorrente é também muito prático e permite mais versatilidade na hora das cobranças e menos dores de cabeça também, afinal, você não terá o trabalho de cobrar os seus clientes todos os meses de forma manual – tudo já estará pronto para ser emitido sem sua intervenção
Quais são as vantagens de emitir boletos recorrentes para clientes?
Acima, trouxemos uma prévia com alguns exemplos de vantagens em optar pelo boleto recorrente. Mas vamos nos aprofundar um pouco mais nesse assunto para que você entenda como faz diferença optar pela versão recorrente o que continuar emitindo boletos mensalmente ou semanalmente de forma manual. Veja abaixo quais são elas!
1 – Você economiza tempo
Se você é um empresário que cuida tanto da parte comercial da sua empresa, como da parte financeira, você já deve saber o quanto é importante ter ferramentas que facilitam sua vida e evitam perda de tempo, afinal, existem outras prioridades na sua empresa que não são apenas cobrar o seu cliente mensalmente ou semanalmente. Se você já tem um cliente fixo e que está na sua empresa há alguns meses, não tem porque realizar um trabalho manual complicado e que vai te gerar um gasto desnecessário de tempo. O boleto recorrente é automático e você consegue ter um controle melhor do seu financeiro sem precisar necessariamente entrar na plataforma cada vez que for emitir uma cobrança. E, claro, economia de tempo significa que você terá uma agenda mais livre para tratar dos problemas do seu cliente com maior qualidade e sem correria! Vantagens para ambos os lados!
2 – O seu cliente não esquece de fazer o pagamento
Uma boa vantagem em optar pela emissão de boletos recorrentes para clientes é que isso ajuda bastante a evitar inadimplência, pois o seu cliente sabe exatamente o dia do vencimento do boleto e passa a ter mais planejamento para te pagar, sem que seja necessário cobrá-lo pessoalmente todos os meses – ou todas as semanas, se for o caso. Com os lembretes e com o dia previamente marcado, fica mais difícil que a inadimplência ocorra e você consegue se focar em outros assuntos mais essenciais, como oferecer um serviço de qualidade, como explicamos mais acima.
Como fazer a emissão de boletos recorrentes?
Agora que já explicamos como a emissão de boletos recorrentes para clientes funciona, vamos falar de maneira objetiva com você pode fazer isso para garantir o melhor atendimento para o seu cliente e também o melhor planejamento financeiro para sua empresa. Veja abaixo!
1 – Procure uma boa plataforma de cobranças recorrentes
O primeiro passo é procurar uma boa plataforma de cobranças recorrentes para garantir que os boletos sejam emitidos da melhor forma possível e com o menor custo possível também. Nós da Elevia, trabalhamos há alguns anos no mercado e temos uma plataforma muito fácil de usar, interativa e com várias funcionalidades interessantes para que você encontre a melhor forma de emitir a cobrança recorrente para o seu cliente. Então, faça o cadastro em nossa plataforma e descubra como podemos te ajudar a melhorar o seu setor financeiro e torná-lo muito mais prático. Além disso, é importante entrar no site da plataforma para entender como funciona o trabalho dela e quais são os dados que você vai precisar inserir para conseguir realizar as cobranças de maneira adequada.
2 – Explique as mudanças para os seus clientes
Seus clientes precisam entender as mudanças que estão sendo impostas. Ao decidir optar por uma plataforma de cobranças recorrentes e fazer algumas mudanças na maneira de cobrar, seu cliente precisa compreender todos os benefícios dessa atitude e entender como o processo funcionará. Explique para ele que a cobrança acontecerá sempre no mesmo dia, em parcelas e que isso agilizará essa etapa da negociação de vocês!
Gostou de saber mais sobre como a emissão de boletos recorrentes para clientes funciona? Entre em nosso site e descubra como começar hoje mesmo a emitir cobranças recorrentes! Até a próxima!