Elevia
03/07/2024
Marketing de referência na advocacia: o que é e qual a melhor estratégia
O marketing de referência é essencial para quem deseja conquistar mais clientes em um escritório. Veja aqui quais são as estratégias desse tipo de marketing!
Diversos escritórios de advocacia no Brasil já utilizam o marketing para conquistar mais clientes. Um dos mais aplicados pelos advogados é o de conteúdo, que aposta justamente na criação de conteúdo personalizado para os clientes em potencial. Ele traz bons resultados para as empresas, mas elas não podem se esquecer do marketing de referência.
Esse modelo de marketing também é essencial para os profissionais que desejam conseguir mais clientes para um escritório. Se você não sabe muito bem o que ele é, continue lendo o nosso post. A seguir, vamos explicar o que é esse tipo de marketing e quais são as melhores estratégias dele para aplicar em seu negócio. Confira!
O que é marketing de referência?
Também conhecido como marketing de indicação, o marketing de referência tem como objetivo estimular a indicação de um serviço por parte dos clientes. Ou seja, ele coloca em prática novamente o velho “boca a boca”.
Esse tipo de marketing é essencial para as empresas, porque os consumidores tendem a confiar na opinião de familiares, amigos e conhecidos que já utilizaram um serviço e agora o recomendam para terceiros.
Além disso, boa parte das empresas já usa o marketing de conteúdo, portanto, possuem uma presença significativa na internet. Então, os escritórios precisam encontrar uma maneira de se diferenciar dos demais e o marketing de referência é ideal para fazer essa distinção.
Por exemplo, se um cliente em potencial analisa a rede social de duas firmas de advocacia e acredita que ambas são interessantes, como ele vai fazer para escolher uma? Caso um amigo indique para ele uma das duas, ele provavelmente vai selecionar essa, porque o amigo dele afirmou que ela realiza um bom trabalho.
Qual é a melhor estratégia desse tipo de marketing?
Existem diversas formas de colocar o marketing de referência em prática. A combinação dessas estratégias faz com que as chances de seus clientes indicarem o seu escritório sejam muito maiores. Sendo assim, mostraremos algumas das melhores estratégias desse tipo de marketing, para que sua firma seja cada vez mais recomendada por terceiros. Vamos lá?
1. Faça bem o seu trabalho
Em primeiro lugar, é essencial realizar um serviço de qualidade em seu escritório de advocacia. Afinal de contas, quem vai indicar um local em que foi mal atendido ou não teve o seu caso resolvido de forma satisfatória? Ninguém.
Por isso, você e os demais funcionários devem ser atenciosos desde o início com todos os clientes, informá-los sobre o desenvolvimento dos casos e se empenhar durante os processos. Lembre-se ainda de sempre tirar as dúvidas do cliente, caso ele tenha alguma.
Esse é o tipo de tratamento que o indivíduo espera receber em um escritório de advocacia e, se ele não for tratado dessa forma, dificilmente recomendará o serviço da empresa.
Então, antes de colocar em prática o marketing de referência, analise o trabalho que está sendo feito em sua empresa e se ele está deixando os clientes satisfeitos. Caso não esteja, veja o que precisa ser modificado para que o seu serviço melhore e ganhe mais recomendações.
2. Mantenha um bom relacionamento com todos
Além de realizar um bom trabalho, você deve manter um bom relacionamento com todos a sua volta. Isso é importante porque a indicação pode vir não somente de seus clientes, mas de outros profissionais do meio e até de conhecidos seus que nunca precisaram dos seus serviços.
No caso de outros profissionais e conhecidos, mesmo sem terem sido seus clientes, esses indivíduos terão algo bom para falar sobre você se vocês mantiverem um bom relacionamento.
Sendo assim, não se esqueça de praticar o networking, ou seja, de manter uma boa comunicação com sua rede de contatos. Vale ressaltar que as conversas não precisam acontecer apenas pessoalmente. Elas também podem ser por e-mail, telefone e mensagens de celular.
Além de ficar em contato, caso seja necessário e você tenha a oportunidade, ajude essas pessoas. Assim, quando elas ficarem sabendo de alguém que está precisando de um advogado, você terá grandes chances de ser indicado.
3. Participe de eventos
Participar de eventos é uma atividade fundamental para o marketing de referência de um escritório de advocacia. Ao comparecer a palestras, conferências e outros tipos de eventos, você representa o escritório no evento. Isto é, faz com que as pessoas se lembrem dele.
Além da exibição positiva para a firma, você conhece diversos profissionais do seu meio, que podem lhe indicar para clientes no futuro. Por exemplo, se um advogado que lhe conhece não puder prestar serviço para um cliente porque está sem tempo ou não é especialista no assunto, ele pode lhe indicar para esse indivíduo.
É importante participar de vários eventos, não somente dos exclusivos para advogados. Eles são muito relevantes para que seu escritório se torne conhecido no ramo, mas é necessário também comparecer a outros, para que a sua firma fique conhecida em outros meios.
Se houver um evento de marketing para empresas, por exemplo, você pode ir para aprender sobre o assunto e ainda para mostrar seu escritório para instituições de diversos ramos.
4. Indique colegas
Caso você não possa atender um cliente ou não seja especialista na área que ele precisa, você também pode indicar um advogado que conhece para realizar esse serviço. Dessa maneira, esse profissional pode lhe recomendar em outro momento para retribuir o favor.
Além disso, há a possibilidade de fazer parcerias com escritórios especializados em outras áreas do Direito para que vocês se recomendem. Por exemplo, a sua firma faz uma publicação nas redes sociais falando bem sobre o serviço de um escritório ou profissional e o outro faz o mesmo por você.
5. Tenha depoimentos de seus clientes
Essa é uma estratégia bem comum, mas que funciona. Depois de finalizar um atendimento e o cliente afirmar que está satisfeito, você pode guardar essa mensagem para publicá-la (com a permissão do indivíduo) em suas redes sociais ou site.
Se ele não tiver deixado por escrito em um e-mail ou em uma mensagem de celular, você pode perguntar se ele aceita participar de um vídeo da empresa contando a experiência dele com o escritório. Esses depoimentos fazem bastante diferença, principalmente para quem está procurando firmas na internet, já que eles dão confiança ao negócio.
O marketing de referência é essencial para os escritórios de advocacia que desejam conquistar mais clientes, justamente porque as pessoas confiam na indicação de quem já utilizou determinado serviço.
Então, se você deseja trazer mais clientes para o seu negócio, precisa colocar em prática essas estratégias. Vale lembrar que não há uma melhor que a outra e o interessante é adotar mais de uma delas, para que o marketing realmente funcione. Sendo assim, analise as estratégias e veja qual delas são interessantes para o seu escritório de advocacia!